A família Cardoso é um nome de referência na cerâmica paraense, e tivemos a honra de conhecer esse legado através de Levy Cardoso, nosso parceiro na coleção OBAHO.

Filho do saudoso Mestre Cardoso, pioneiro na arte cerâmica de inspiração marajoara e fundador do polo de Paracuri, Levy levou esse conhecimento além. Nos anos 90, percorreu todo o Pará, compartilhando seu saber e criando uma rede de conexão com diversos ceramistas da região.

Essa troca foi essencial para a pesquisa do OBAHO, um projeto que tem como missão catalogar barros raros amazônicos e explorar suas potencialidades, resgatando e inovando essa tradição milenar.

coleção OBAHO é um novo marco na historia da cerâmica paraense
projeto de desenvolvimento tecnológico a serviço da valarização da cerâmica do Paracurí.

Ficha técnica
Desenvolvimento: Guá Arquitetura
Colaboração: Levy Cardoso
Produção: Guá +
Diretor de Fotografia: Jefferson Cavalcante
Editor: Jefferson Cavalcante
Assistente de Produção: Marcos Enzo

O OBAHO nasce de um processo minucioso que une tradição e inovação na cerâmica amazônica. Tudo começa com a catalogação das cuias em natura, um estudo detalhado das formas, texturas e dimensões dessas peças que fazem parte do cotidiano ribeirinho.

A partir dessas cuias, são criados moldes em gesso, uma etapa essencial para preservar os traços orgânicos e a identidade de cada peça. Esse molde se torna a matriz para a confecção das peças em barro líquido, uma técnica refinada que permite a reprodução precisa da forma, mas com um diferencial: a espessura extremamente fina, que se aproxima da leveza e delicadeza da porcelana.

Esse processo não apenas ressignifica um material tradicional, mas também amplia suas possibilidades, trazendo a cerâmica amazônica para um novo patamar de design e sofisticação, sem perder sua essência ancestral.